Bem-Vindo!

28 de fev. de 2013

Estação de Engenheiro Schnoor tem pedido de Restauração



No primeiro semestre de 2012, o Juiz de Direito da Comarca de Araçuai, Eduardo Monção Nascimento, determinou que a prefeitura de Araçuai tome medidas judiciais e extrajudiciais para a desocupação de dois imóveis que pertenceram à extinta estação ferroviária Bahia-Minas, localizadas em Alfredo Graça e Engenheiro Schnoor.
A estação de Engenheiro Schnoor, foi tombada em 23 de março de 2006 e seu valor histórico, arquitetônico, artístico e cultural integra o acervo da malha ferroviária da antiga estrada de ferro Bahia-Minas.

O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Araçuaí e da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais,está atuando fortemente para preservar o patrimônio cultural do município de Araçuaí.

De acordo com o Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Promotor de Justiça Marcos Paulo de Souza Miranda, o principal problema verificado é a ausência de uma política municipal voltada para a preservação efetiva dos bens históricos da cidade.

Segundo ele, “O tombamento não termina com um ato formal emitido pelo poder público. Ele demanda um processo permanente de fiscalização e gestão do bem protegido. Entre os anos de 2011 e 2012 fizemos diversas tentativas com a administração municipal da cidade, mas sem êxito. É lamentável o estado de conservação dos imóveis situados no núcleo histórico de Araçuaí. A situação demanda maior compromisso da administração municipal e dos proprietários da área, que pode e deve ser revitalizada. Já propusemos 21 ações civis públicas contra o município, proprietários e demolidores. Outras providências, inclusive de ordem criminal, poderão ser adotadas”, complementa.

As ações em trâmite na Comarca de Araçuaí, propostas pelos Promotores Randal Marins, Leonardo Morroni e Marcos Miranda dizem respeito a diversos imóveis, entre eles a Estação de Engenheiro Schnoor.

2 comentários:

Deixe seu comentário sobre este artigo.