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15 de mai. de 2021

Movimento pelo asfaltamento LMG 678 fará manifestação pacífica


Membros do movimento popular que luta pela pavimentação da rodovia LMG 678, que liga as cidade de Araçuaí e Novo Cruzeiro no Vale do Jequitinhonha, MG, prometem para o dia 15 de julho, uma manifestação para chamar a atenção das autoridades para um drama de mais de meio século: a ausência de asfalto numa estrada de fundamental importância para a integração regional e desenvolvimento econômico e social.

Logotipo do Movimento. Fonte: Facebook

 

Os organizadores convidam toda a população de ambos os municípios para o manifesto, com a expectativa de participação política da esfera municipal e estadual.

 

Sobre a Pavimentação da LMG 678 que passa por Engenheiro Schnoor

Em 2011, o Governo do Estado lançou o Programa Estruturador Caminhos de Minas, onde os 97 km que ligam Araçuaí a Novo Cruzeiro era parte dos 7.700 km de pavimentação previstas no programa. No entanto, a LMG 678 ostentava o fim da lista das prioridades de pavimentação do programa.

Em 2015 o Governo do Estado cancelou o programa, adiando o sonho de milhares de pessoas que seriam beneficiadas pela pavimentação da rodovia.

Em 2017 foi lançado o   Plano de Desenvolvimento para o Vale do Jequitinhonha (PDVJ) para os Territórios do Alto e do Médio/Baixo Jequitinhonha, por meio da Fundação João Pinheiro, onde o projeto define estratégias que visam nortear ações voltadas para o desenvolvimento dos territórios da região. Neste plano, é prevista a pavimentação da LMG 678. Apenas plano.

Em 2021  o Governo de Minas criou uma Comissão de Regulação de Transportes no âmbito da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA) e do Departamento de Edificações e Estrada de Rodagens de Minas Gerais (DER-MG), com objetivo de analisar e deliberar questões regulatórias em contratos de concessão e parceria público-privada (PPP) de infraestrutura de transportes, como rodovias, aeroportos e balsas.

É sabido que a pavimentação de rodovias na região por meio de PPP não gera interesse da iniciativa privada. Em 2012, o governo federal lançou edital de concessão para o setor privado de algumas BRs que cortam Minas, mas poucos trechos tiveram interessados. Os leilões para as rodovias 116 e 262 fracassaram porque as empresas alegaram não considerar viável assumir a manutenção das vias.




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