Bem-Vindo!

6 de mar. de 2012

Estação Ferroviária de Engenheiro Schnoor

A Estrada de Ferro Bahia a Minas começou a ser aberta em 1881, ligando finalmente Caravelas, no litoral baiano, à serra de Aimorés, na divisa com Minas Gerais, um ano depois. Somente em 1898 a ferrovia chegaria a Teófilo Otoni, e em 1918, a Ladainha. Em 1930 atingiu Schnoor. Em 1941, chegou a Alfredo Graça, e, em 1942, chegou em Araçuaí, seu ponto final definitivo. A ferrovia originalmente pertencia à Provincia da Bahia; em 1897 passou a ser propriedade do Estado de Minas Gerais, para, em 1912, passar a ser administrada pelos franceses da Chemins de Fer Federaux de L'Est Brésilien até 1936, retornando nesse ano a ser uma ferrovia isolada. Em 1965, foi encampada pela V. F. Centro-Oeste e finalmente extinta em 1966. Embora tenha havido planos para a união da ferrovia com a Vitória-Minas, tal nunca ocorreu e ela permaneceu isolada.

A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Schnoor foi inaugurada em 1930. Mais tarde, o nome foi abreviado para Schnoor. Émile Armand Henri Schnoor, engenheiro francês, filho de pai alemão, nasceu em Chateauroux, França, em 29/03/1855. Veio para o Brasil com 10 anos; aqui se casou e trabalhou até morrer em 1923. Foi também diretor da E. F. Bahia-Minas e era amigo de meu bisavô, Wilhelm (Guilherme) Giesbrecht. O local é hoje um distrito do município mineiro de Araçuaí. Note-se que no dístico da antiga estação, consta o ano de 1942, que, pelos registros oficiais, está errado (ou, então, o dístico está correto, representando a data de construção de um prédio mais novo que o original). A estação, que foi ponta de linha durante dez anos, entre 1930 e 1940, foi fechada em 1966, com o fim das atividades da ferrovia.






Fontes: http://www.estacoesferroviarias.com.br

3 comentários:

  1. sou de schnoo gostaria de um contato com alquem da ai eu morava na rua cecilio pereira 247 não tenho mas o tel da ai gostaria de um telefone para falar com os meu parentes sou sobrinho do antonio mas conhececido como batata da familia coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo05:43

      Caro(a)

      Eu não tenho o telefone de Batata, mas como ele é bastante popular na comunidade, sugiro que você ligue no telefone público(33) 3731-5190, e alguém que atender lhe ajudará. Este telefone fica bem próximo da cada de Batata.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. Caro Willio,
    fiquei comovida ao encontrar sua página e ver estampado o nome de meu bisavô Emílio Schnoor.
    Agradeço o empenho em divulgar a Estação que foi tão importante na vida dele.
    Podemos trocar mais informações, caso queira.
    Um abraço, Angela Schnoor, do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário sobre este artigo.